terça-feira, dezembro 14, 2010

Feliz Natal


Natal é hora
de trocar o ódio pelo amor
de substituir a inveja pelo investimento pessoal
de transformar a tristeza em alegria
de deixar o egoísmo de lado
e fazer da fraternidade uma forma de vida.

Natal é hora
de esquecer ressentimentos e aprender a perdoar
de começar a acreditar em si e nos outros
de ter fé em Deus que não se vê
e de ter esperança num mundo melhor,
em que cada um de nós
tem o seu papel a cumprir
para dar mais sentido à vida de todos.




A Comissão de Festas deseja a todos um Santo Natal!

quinta-feira, outubro 07, 2010

A Comissão de Festas já tem Facebook

Também a Comissão de Festas de Marcelim quer estar a par das novas tecnologias e por isso foi criado um Facebook para que este seja mais um meio para divulgar esta comissão e todas as actividades por ela organizadas, rumo à Festa de Nª Sª dos Milagres e Sº Lourenço 2011.
Esperamos que este seja mais um motivo para chegar a todos com maior facilidade.

Faz-te nosso amigo no Facebook!

segunda-feira, setembro 13, 2010

Jantar Convívio do povo de Marcelim

No passado dia 13 de Agosto de 2010, a Comissão de Festas organizou um jantar convívio em Marcelim, com os fundos adquiridos a reverter para a realização da festa do próximo ano.
Foi um recordar de tradições, um reviver do espírito desta aldeia, cheio de alegria e compaixão.

(As cozinheiras)



A Comissão de Festas a todos aqueles que participaram neste convívio, a todos os que contribuíram para obtermos mais fundos que tanto são necessários, a todos aqueles que nos ajudaram e trabalharam para que esta noite tivesse corrido tão bem.

Um imenso Obrigado a todos!

segunda-feira, setembro 06, 2010

Registo da festa de 2010

E eis que se volta a cumprir mais um ano de tradição. Para aqueles que não puderam estar presentes nas festividades ou simplesmente para recordar estes 5 dias de alegria em Marcelim aqui ficam as imagens.


No dia 29 de Julho já estava tudo a postos para as festividades deste ano, como a iluminação, a aparelhagem e o palco.

Neste dia, tal como programado em cartaz, por volta das 19h30 realizou-se a primeira missa preparatória.

Um pouco mais tarde, pouco depois das 21h30 iniciou-se a Via Sacra, com um filme introdutório projectado na capela sobre o caminho que Cristo percorreu até à sua Crucificação.


No dia 30 de Julho realizou-se a segunda missa, celebrada pelo Padre Acácio, seguida de um leilão por nós organizado de uma anha.
Mais tarde, pelas 22h foi tempo de bailarico, animado pela Orquestra de Quinhão.

No dia seguinte (31 de Julho), depois da missa preparatória celebrada pelo Padre Adriano, pouco depois das 22h deu-se inicio à grandiosa noite, com o Conjunto "Ritmo Douro" que muito animou o povo de Marcelim e os muitos que aqui acorreram para esta noitada.

E às 00h00 deu-se inicio à sessão de fogo de artificio com acompanhamento musical, assim como no passado ano, também este contou com novas surpresas, a cascata dos padroeiros.



Terminado o fogo de artificio, a Comissão de Festas teve algumas palavras de agradecimento, tanto ao fogueteiro Egas Sequeira como a todos aqueles que contribuíram e proporcionaram a realização desta festa.
E a festa continuou...

No fim do baile, como já vem sendo hábito, prolongou-se a noite, com muita animação, convívio, churrasco e claro, algum sono, foi assim até o sol nascer, até se ouvir tocar a alvorada pelo rebater do sino da capela. Era dia 01 de Agosto. Começava assim o dia de honrar os nossos padroeiros bem como a nossa aldeia.

Depois dos caminhos decorados e da recepção da Banda Musical eis que se iniciava a missa em honra de Nª Sª dos Milagres e Sº Lourenço com uma pequena procissão da capela até ao palco/altar, onde os andores dos padroeiros, levados pelos elementos da Comissão de Festas, seguiam o grupo de Escuteiros.

Finalizada a missa seguiu-se a procissão.
Terminada a procissão, a Comissão de Festas ofereceu um ramo de flores aos celebrantes da Eucaristia em jeito de agradecimento pela sua presença.

Ao inicio da tarde e terminado o almoço em família, subiram ao palco os cantores de desgarrada Maria Celeste e Carlos Ribeiro, que muito animaram todo o público que ali se encontrava.

Terminadas as cantigas ao desafio, deu entrada o Grupo de Cantares Tradicionais "A Silveirinha Grande" que animou a população para um pézinho de dança.


À noite, pelas 21h30 realizou-se o último baile das festas de 2010, abrilhantado pela Orquestra Cinfanense. Quando os relógios marcavam as 00h00 foi oficialmente terminado o dia de festa, com o lançamento de fogo de artificio.

Na noite do dia seguinte, dia 02 de Agosto, houve procissão de velas com o andor de Nª Sª de Fátima, antecedida pela missa na capela, que percorreu os caminhos da aldeia até chegar à capela de Sº Lourenço.

Desta forma terminaram as festividades em Marcelim do ano 2010.
Agradecemos a todos os que participaram, a todos os que nos ajudaram, a todos aqueles que contribuíram para a sua realização.
Da nossa parte fica a promessa de continuar a proporcionar às gentes de Marcelim estes dias de felicidade e convívio. Sabemos que do nosso lado temos a Nossa Sª dos Milagres, que sempre nos ajudou e ajudará.

Um bem haja a todos.